A Câmara Municipal de Curitiba decidiu nesta terça-feira (23) suspender as prerrogativas do cargo da vereadora Maria Letícia (PV) por um período de seis meses. A decisão foi tomada pelo Conselho de Ética e Decoro Parlamentar após a parlamentar se envolver em um acidente de trânsito no ano passado, onde colidiu seu carro com um veículo estacionado.

Durante os 180 dias de suspensão, a vereadora está proibida de usar a palavra durante as sessões em horários destinados ao pequeno e grande expediente. Além disso, ela não poderá candidatar-se ou exercer funções como membro da Mesa, corregedor, presidente ou vice-presidente de qualquer comissão, membro do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar ou da Procuradoria da Mulher.

A decisão contou com nove votos dos membros do conselho, sendo três a favor da cassação do mandato da vereadora e seis pela suspensão das prerrogativas. A medida busca reforçar as normas de conduta e responsabilidade dos representantes públicos da cidade.

A suspensão representa uma penalidade significativa, limitando a capacidade da vereadora de influenciar decisões legislativas e participar ativamente no processo político da Câmara Municipal de Curitiba. As reações e consequências desta decisão ainda estão se desdobrando entre os cidadãos e colegas legisladores.

Fonte: G1

RECOMENDADOS: