O Paraná é reconhecido mundialmente como referência em doações e transplantes de órgãos, e acaba de dar mais um salto para continuar se destacando na área. Por meio do SUS, o Hospital Pequeno Príncipe, de Curitiba, voltou a realizar um procedimento que não era feito em todo o estado desde 2015 em crianças abaixo de 5 anos.
O transplante pediátrico de fígado foi realizado em um menino de um ano e dois meses no dia 27 de janeiro e o paciente recebeu alta na quarta-feira (19). Mathias Fernandez Baião Wagner é de Foz do Iguaçu e foi diagnosticado com problemas no fígado nos primeiros dias de vida. O pai, Vitor Fernando Wagner, de 19 anos, foi quem cedeu parte do órgão para o filho.
No período em que o serviço não era prestado no Paraná, a Secretaria de Estado da Saúde, através do SET/PR, transferia os pacientes pediátricos que necessitavam de um fígado para São Paulo ou Rio Grande do Sul.
Com o Serviço de Transplante Hepático sendo ofertado novamente, o Hospital Pequeno Príncipe vai atender crianças e adolescentes, com prioridade a crianças menores de dez anos. Neste ano, o hospital ainda deve realizar mais dez cirurgias.
Para esse momento histórico, o Hospital recebeu o cirurgião Rodrigo Vianna, diretor do Miami Transplant Institute (MTI) – o maior hospital de transplantes dos Estados Unidos.
Fonte: AEN
RECOMENDADOS: