Foto: Reprodução

Nesta sexta-feira (18), a Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), do Governo do Paraná, emitiu um alerta sobre as sementes da China que várias pessoas têm recebido pelo correio.

As sementes enviadas que possuem o remetente de endereços chineses são desconhecidas, diz a nota. Podendo trazer pragas, doenças e plantas daninhas que não existem no Brasil e podem causar graves prejuízos à agricultura e ao meio ambiente.

“Muitas das pragas e doenças que elas podem conter são invisíveis a olho nu, e somente podem ser detectadas por meio de análises laboratoriais”, explica o coordenador do Programa de Certificação, Rastreabilidade e Epidemiologia Vegetal da Adapar, Juliano Farinacio Galhardo.

Quem receber as embalagens não deve abrir, nem utilizar e não jogar fora. E sim procurar uma unidade da Adapar ou do Ministério da Agricultura para levar o material. Também pode entrar em contato com a Adapar pelo telefone (41) 3313-4000 ou pelo Fale Conosco, disponível em http://www.adapar.pr.gov.br.

Paraná

Segundo o governo, até quinta-feira (17), os fiscais da Adapar recolheram três pacotes de sementes que vão passar por análise do Ministério da Agricultura. Dois vieram da região de Curitiba e um da região de Paranavaí.

Em todos os casos, a origem do pacote é chinesa, e não se sabe a razão do envio. Uma delas, segundo a Adapar, havia realizado uma compra pela internet no ano passado, e agora recebeu apenas as sementes, da mesma origem.

Fonte: RIC MAIS

RECOMENDADOS: