O Governo do Estado recebeu nesta quinta-feira (23) a doação de mais 6 mil litros de álcool em gel (5,3 toneladas), que serão distribuídos para entidades que atendem idosos, crianças e adolescentes, pessoas com deficiência ou outros públicos, além de serviços de saúde e da segurança pública.

O produto foi doado pela rede de farmácias Nissei e entregue no depósito da Coordenadoria Estadual da Defesa Civil, na Vila Guaíra, em Curitiba.

A primeira-dama Luciana Saito Massa, que preside o Conselho da Superintendência Geral de Assuntos Solidários, acompanhou a entrega e destacou a rede de solidariedade formada no Paraná para enfrentar a pandemia.

“Essa doação fará a diferença na vida de muitas pessoas. Quero agradecer imensamente à Nissei pela parceria e por esse ato de solidariedade. Trabalhando juntos vamos superar este desafio”, disse.

O diretor-executivo da Nissei, Alexandre Maeoka, explicou que a rede fez uma grande compra do insumo no início da pandemia, que além de abastecer as lojas, também permitiu a doação ao Estado.

“Temos um compromisso com a sociedade, então decidimos auxiliar os profissionais da saúde pública e as entidades sociais do nosso Estado, que tanto têm feito à nossa comunidade”, disse.

“Essa doação é muito importante e vai se somar às doações voluntárias que são feitas para ajudar no combate ao novo coronavírus, reforçando essa rede de solidariedade no Paraná”, afirmou o coordenador estadual da Defesa Civil, tenente-coronel Fernando Schunig.

Ele também ressaltou que o órgão atua em parceria com a Superintendência de Ação Solidária e com outras áreas do Governo para viabilizar as doações.

“Cada gesto de boa ação que chega para a Defesa Civil é destinado a uma entidade que necessita do produto, protegendo as pessoas”, destacou o tenente-coronel.

RECEBIDOS – A Superintendência de Ação Solidária, que atua junto às entidades sociais, já recebeu cerca de 2 mil itens, entre insumos e produtos de higiene e limpeza. A rede de supermercados Festval também fez a doação de mil cestas básicas, que estão sendo entregues a instituições sociais.

A Defesa Civil também recebeu grandes doações de empresas e entidades. A fabricante de bebidas Refriko, de Cambé (Norte), processou e embalou 154.776 litros de álcool 70%. O insumo, com 90% de pureza, foi doado pela empresa Unika e pela Associação dos Produtores de Álcool e Açúcar do Paraná (Alcopar).
A companhia Aeroflex doou 19.656 frascos de álcool 70% aerossol, enquanto a Peróxidos do Brasil destinou 5 mil litros de peróxido de hidrogênio (água oxigenada), usado na higienização e esterilização de ambientes.

Também foram destinadas aos órgão centenas de máscaras, doadas pelo Instituto de Pesos e Medidas do Paraná (Ipem) e pela Associação Batista de Ação Social de Curitiba.

As universidades estaduais fabricaram 500 máscaras 3D tipo face shield, usadas por profissionais da saúde. Os produtos também foram entregues na Defesa Civil, que fez o direcionamento aos órgãos de saúde.

COMO DOAR – Qualquer pessoa ou empresa pode fazer doações ao Governo do Estado, que destina os produtos para entidades cadastradas e serviços de saúde. Os sites http://www.coronavirus.pr.gov.br e http://www.defesacivil.pr.gov.br trazem informações sobre as doações, que são armazenadas e distribuídas pela Defesa Civil Estadual.

A orientação é que itens em menor quantidade sejam levados diretamente a quarteis do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar do Paraná. Já quem deseja doar em grandes quantidades, pode ligar para o (41) 3281-2532 para acertar todos os detalhes do repasse.

DISTRIBUIÇÃO – Após receber as doações, a Defesa Civil faz uma triagem e armazena os materiais em seus depósitos. Depois disso, o órgão distribui os produtos a entidades sociais cadastradas, hospitais, unidades de saúde, unidades de pronto atendimento ou outros serviços direcionados pela Secretaria de Estado da Saúde, conforme a necessidade de cada um.

No Interior, o procedimento funciona da mesma forma, mas as regionais também podem identificar junto à Defesa Civil Estadual qual instituição tem mais necessidade de determinado produto, direcionando a doação diretamente àquela entidade.

Fonte: AEN

RECOMENDADOS: