Foto: @dicastellano

Passado e futuro têm um caminho em comum no Centro de Curitiba, a Voluntários da Pátria. A rua passou por uma recente transformação e tem chamado a atenção de quem passa entre as Praças Osório e Rui Barbosa. Além disso, é a primeira Rua Completa da capital paranaense, e a sétima do Brasil a receber esse título.

A iniciativa do Ruas Completas é da Organização Não Governamental WRI Brasil, que acompanha pelo Brasil cidades que transformam desde a mais simples viela a avenidas movimentadas para locais de convivência e de movimentação segura entre veículos, bicicletas e, principalmente pedestres.

A transformação realizada na rua foi feita abaixo do piso até a iluminação. O pacote foi completo, com nova tubulação de drenagem para evitar alagamentos, rede de esgoto, calçadas mais largas, faixa acessível, piso original em mosaico português, bancos, iluminação em LED, pista de veículos em pedras para manter o trânsito mais amigável, faixas elevadas de travessias de pedestres e arborização.

Os comerciantes e moradores do entorno aprovaram a obra que desde a inauguração, em fevereiro, tem mais fluxo de pessoas.

“Percebi mais gente andando por aqui. Antes as pessoas preferiam passar pela rua de trás (Senador Alencar Guimarães). O fluxo realmente aumentou”, fala Maiara Fernanda dos Santos, gerente de uma tradicional loja de artigos de cozinhas, restaurantes e lanchonetes.

O casal Matilde e Leonir Stédile mudaram de trajeto para ir do Edifício Asa, na Praça Osório, até a Rua da Cidadania da Matriz, na Praça Rui Barbosa, agora é pela Voluntários da Pátria.

“Sensacional, nota mil para essa obra e para o Centro da cidade que tá realmente mais bonito, limpo e iluminado”, disse Matilde Stédile.

O Instituto de Educação do Paraná, que fica entre as Ruas Voluntários da Pátria e Emiliano Perneta, também fou revitalizado e teve toda fachada recuperada pela pintura. O imóvel tem fachada para a Rua Emiliano Perneta e uma das laterais voltada para a Voluntários da Pátria.

Fonte: Prefeitura de Curitiba

RECOMENDADOS: