Os eleitores de Antonina, no Litoral do Paraná, vão voltar às urnas para escolher prefeito e vice. O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) aprovou por unanimidade a data da eleição suplementar: domingo, 7 de março de 2027, das 8h às 17h.
Por que haverá nova eleição
A nova votação foi convocada depois que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmou a cassação dos registros de candidatura de Rozane Osaki (PSD), eleita prefeita em 2024, e do vice Diogo Alves Machado (PL). A Justiça Eleitoral entendeu que houve abuso de poder político na implantação da Tarifa Zero no transporte coletivo municipal durante o ano da eleição.
Pela decisão, quem deu causa à anulação da eleição de 2024 não pode disputar o novo pleito. Até lá, a prefeitura é comandada de forma interina pelo presidente da Câmara, Yuri Osaki (União Brasil), filho de Rozane.
Calendário da eleição suplementar
| 18 a 22 de janeiro | Convenções partidárias |
| 25 de janeiro (até 19h) | Prazo final para registro de candidaturas |
| 26 de janeiro | Início da propaganda eleitoral |
| 15 de fevereiro | Julgamento dos registros |
| 7 de março | Votação, das 8h às 17h |
| 26 de março | Data-limite para diplomação |
Quem pode votar
- Eleitores com domicílio eleitoral regular em Antonina até 7 de outubro de 2026.
- Não haverá mesas só para justificativa: quem estiver fora deve justificar pelo app e-Título no dia ou em até 60 dias no cartório eleitoral.
- Os candidatos não poderão usar dinheiro do Fundo Eleitoral; só doações e financiamento coletivo.
O caso de Antonina não é isolado no Litoral: o TRE-PR também já confirmou cassação em Morretes por Tarifa Zero perto da eleição, o que vem alimentando o debate sobre até onde vai a política pública e onde começa o uso eleitoral.
Fonte: TRE-PR, via Banda B. Foto ilustrativa: Geraldo Bubniak/AEN (arquivo). Texto: Redação Mais Curitiba.




