Ícone do site Mais Curitiba

TRE derruba chapa e Curitiba ganha novo vereador do PT

Novo vereador eleito pelo PT | Divulgaçao

A Câmara Municipal de Curitiba deve ganhar um novo integrante nas próximas semanas. Com a formalização da cassação do mandato de Bruno Secco, do PMB, por fraude à cota de gênero nas eleições de 2024, o petista Matteus Henrique deve assumir uma cadeira no Legislativo, elevando para quatro o número de vereadores da bancada do PT.

Doutorando em Direito pela Universidade Federal do Paraná, Matteus Henrique também é pré candidato a deputado estadual e afirmou que aguarda apenas a conclusão dos últimos trâmites judiciais para tomar posse.

Segundo ele, ainda resta o prazo para julgamento de eventuais embargos de declaração, que não alteram a decisão de mérito. Após essa etapa, será feita a recontagem oficial dos votos e a Justiça Eleitoral comunicará a Câmara Municipal para a posse do novo vereador.

A mudança ocorre após decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, que confirmou a cassação da chapa proporcional do PMB por fraude à cota de gênero. O julgamento foi realizado em sessão itinerante em Umuarama e terminou com quatro votos favoráveis à cassação e três contrários.

Matteus Henrique afirmou que a prioridade do mandato será acompanhar a discussão do novo Plano Diretor de Curitiba e a licitação do transporte coletivo, prevista para chegar à Câmara em julho. Ele também disse que pretende atuar em pautas relacionadas ao funcionalismo público, juventude, mulheres, população negra e pessoas com mais de 60 anos.

Em entrevista, o futuro vereador também declarou que pretende fortalecer a atuação do Legislativo junto aos movimentos sociais, sindicatos, estudantes e trabalhadores, além de defender o cumprimento da legislação eleitoral em casos de fraude às cotas de gênero.

Fonte: Bem Paraná

RECOMENDADOS:
Sair da versão mobile