Ícone do site Mais Curitiba

Curitiba lança ponto de ônibus com videochamada para acompanhar passageiros durante a noite

Abrigo Amigo em ponto de ônibus (Foto: Franklin de Freitas)

Curitiba começou a testar um novo sistema de segurança em pontos de ônibus da cidade. A Prefeitura lançou nesta segunda-feira (1º) o primeiro “Abrigo Amigo”, estrutura equipada com videochamada para atender passageiros que estiverem sozinhos durante a noite.

O serviço começou a funcionar em um ponto da Avenida Marechal Deodoro, no Centro da capital, em frente ao prédio da Receita Federal.

A proposta é oferecer suporte principalmente para mulheres e pessoas em situação de vulnerabilidade enquanto aguardam o ônibus entre 20h e 5h.

Por meio de um botão instalado no painel digital do abrigo, o passageiro pode iniciar uma chamada de vídeo com um atendente. Durante o contato, a central acompanha a situação até a chegada do ônibus ou pode acionar equipes de apoio em casos de emergência.

Segundo a Prefeitura de Curitiba, o sistema poderá encaminhar ocorrências para a Guarda Municipal, Polícia Militar, Fundação de Ação Social (FAS) ou Secretaria Municipal da Saúde, dependendo da necessidade.

O projeto foi desenvolvido em parceria com as empresas Eletromídia e Claro.

Fonte: Bem Paraná

RECOMENDADOS:
Sair da versão mobile