Emissora japonesa NHK documenta como as capivaras vivem no ambiente urbano de Curitiba. Curitiba, 16/04/2026. Foto: Isabella Mayer/SECOM

Equipe da emissora estatal NHK passou quase um mês na capital paranaense monitorando os animais nos parques Barigui e Guairacá; produção deve atrair turistas nipônicos à cidade.

As capivaras, símbolos máximos da identidade curitibana, estão prestes a conquistar o público do outro lado do mundo. Uma equipe da NHK (Japan Broadcasting Corporation), a única emissora pública do Japão, finalizou neste sábado (18) as gravações para um documentário que detalha a convivência harmoniosa entre esses roedores e os moradores da capital paranaense.

A produção, que integra o renomado programa ambiental “Darwin ga Kita” (Darwin Chegou), deve ir ao ar entre o final de julho e o início de agosto, alcançando milhões de lares japoneses.
Tecnologia e Ciência no Campo

A visita não foi apenas para contemplação. Com o apoio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, o Departamento de Pesquisa e Conservação da Fauna utilizou a vinda dos estrangeiros para avançar em estudos locais.

Monitoramento por GPS: A equipe japonesa trouxe duas coleiras de monitoramento via satélite, instaladas em um macho e uma fêmea.

Saúde Única: Na última quinta-feira (16), foram captadas imagens da coleta de carrapatos no Parque Barigui, parte do monitoramento constante da Prefeitura para prevenção da febre maculosa.

Intercâmbio Cultural: Os profissionais japoneses também foram entrevistados por jornalistas mirins da Escola Municipal CEI Francisco Frischmann, do Pinheirinho.

De Tóquio a Curitiba

Para o cinegrafista Hidekazu Sasaki, o choque visual foi positivo. “Curitiba tem muita área verde, impressiona muito ver o meio urbano cercado por essas áreas. Em Tóquio não é assim”, relatou.

A ideia do documentário partiu de Namiki Matsushima, fotógrafo e pesquisador apaixonado por capivaras, que já visitou a cidade quatro vezes. Matsushima brinca que, após a exibição do programa, pretende se tornar um “embaixador do turismo” de Curitiba no Japão, prevendo um aumento no fluxo de turistas asiáticos interessados em conhecer nossas “estrelas” de perto.

RECOMENDADOS: