A prefeitura de Campo Magro, na Região Metropolitana de Curitiba, declarou estado de calamidade financeira por 60 dias. A medida foi tomada após a nova gestão, que assumiu em 1º de janeiro, identificar dívidas superiores a R$ 86 milhões. Entre os compromissos pendentes estão salários atrasados de servidores, pagamentos de fornecedores e débitos com o INSS, consórcios intermunicipais e associações.
Além das dívidas, a prefeitura relatou dificuldades devido à ausência de informações durante a transição de gestão, à depreciação de equipamentos e à exclusão de sistemas e softwares utilizados pela administração anterior. O decreto busca garantir a continuidade dos serviços públicos essenciais e precisa ser reconhecido pelo Governo do Paraná para viabilizar o acesso a ações previstas em lei.
O prefeito Bozinha (PP) pediu paciência aos moradores: “Tenho a certeza de que juntos vamos reconstruir nossa cidade”.
Entre as medidas anunciadas estão a suspensão de jornadas extras, cortes em despesas com energia e materiais, revisão de contratos e restrições à nomeação de novos servidores. Também ficam vedados aumentos salariais, cursos e aquisições de materiais permanentes que utilizem recursos do Tesouro Municipal.
Fonte: Tribuna do Paraná




