O portal para quem ama Curitiba

Dias secos à vista, mas chuva já tem data para chegar em Curitiba

Dias secos à vista, mas chuva já tem data para chegar em Curitiba

Sol de ultima manhã de outono de 2014 em Curitiba. (Ana Ehlert)

Nesta quarta-feira, 3 de julho, os curitibanos foram surpreendidos com uma manhã mais “quentinha”, com o termômetro marcando 16ºC, apesar da mínima prevista de 11ºC. O clima em Curitiba deve permanecer estável ao longo do dia, influenciado por uma massa de ar seco que já atua há alguns dias no Paraná, garantindo um céu limpo e temperaturas amenas.

A máxima esperada para a capital paranaense é de 26ºC nesta tarde, o que representa uma amplitude térmica de 10ºC no decorrer do dia. Esse fenômeno propicia o que localmente é chamado de “efeito cebola”, onde os moradores ajustam suas vestimentas ao longo do dia conforme as variações térmicas.

Previsão para o fim de semana inclui possibilidade de chuva

Segundo Samuel Braun, meteorologista do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), a estabilidade climática deve se manter até a próxima sexta-feira, 5 de julho. “Esperamos que as temperaturas permaneçam elevadas, especialmente no período da tarde, com máximas que podem chegar perto dos 30ºC em regiões como o oeste, noroeste e norte do estado”, explica Braun.

O especialista também alerta para a baixa umidade do ar, que deve ficar abaixo de 30% em alguns pontos do Paraná, aumentando o desconforto e os riscos associados à seca.

Para o fim de semana, o cenário começa a mudar. No sábado, 6 de julho, espera-se um aumento de nuvens na região leste, entre Curitiba e o litoral, devido à mudança na direção dos ventos, que passarão a soprar do quadrante leste. “Esse fenômeno deve transportar umidade do oceano, alterando as condições atmosféricas na área”, detalha Braun.

Já no domingo, 7 de julho, uma nova frente fria deve avançar pelo estado, trazendo chuva para várias regiões do Paraná, com a expectativa de que o tempo instável se prolongue até segunda-feira.

Fonte: Bem Paraná

Publicidade

Leia também