Foto: @alfradiqueluuud

A chegada de uma potente massa de ar frio promete baixar significativamente as temperaturas em várias partes do Paraná, incluindo Curitiba, que poderá registrar as menores temperaturas do ano a partir desta quinta-feira (18). De acordo com previsões do ClimaTempo, espera-se que a mínima na capital paranaense atinja 13ºC na quinta, descendo ainda mais para 11ºC na sexta-feira (19) e retornando a 13ºC no sábado (20). Caso essas previsões se confirmem, Curitiba baterá o recorde atual de frio do ano, que foi de 13,2ºC em 12 de janeiro.

Não só Curitiba, mas todo o Sul do Brasil sentirá o impacto dessa frente fria. Porto Alegre e Florianópolis também estão na expectativa de novos recordes de baixas temperaturas para 2023. Em Porto Alegre, a previsão é que a temperatura desça a 14ºC nesta quinta-feira, superando o recorde anterior de 15,3ºC registrado em 6 de março. Florianópolis, por sua vez, pode esperar uma mínima de 17ºC na quinta-feira, abaixo do recorde de 18,1ºC visto em 15 de fevereiro.

Além das baixas temperaturas, a massa de ar frio traz consigo o risco de geada, particularmente em regiões elevadas. Estão previstas geadas nos pontos mais altos da serra catarinense e no sudeste do Paraná na quinta-feira (18). Na sexta-feira (19), o fenômeno pode ocorrer também na serra gaúcha, além das áreas já mencionadas. O sábado (20) ainda apresentará risco de geada nos pontos mais altos da serra catarinense.

Os moradores das áreas afetadas devem se preparar para o frio intenso e potencial formação de gelo nas primeiras horas da manhã, o que pode afetar estradas e culturas agrícolas. As autoridades locais aconselham cuidados adicionais, especialmente no trânsito durante as manhãs geladas.

RECOMENDADOS: