Em um curto período de apenas 45 dias em 2024, Curitiba enfrenta um surto alarmante de casos de dengue, superando mais da metade do total registrado no ano anterior. Os dados preocupantes, divulgados pela Secretaria Municipal da Saúde, revelam 349 casos até o momento, sendo 311 importados e 38 contraídos localmente na capital. No ano passado, a cidade registrou 687 casos, com 652 importados e 35 autóctones.
O Distrito Sanitário Tatuquara emerge como o epicentro da crise, com 55 casos importados e 21 autóctones, tornando-se o mais afetado pela doença. A circulação intensa do vírus, proveniente de outras regiões do estado e do país, tem contribuído para o aumento da transmissão local, ultrapassando os números de 2023.
Diante desse cenário preocupante, a Secretaria Municipal da Saúde intensificou as ações de combate à dengue, especialmente no bairro do Tatuquara. Mutirões de limpeza e coleta de resíduos foram realizados para eliminar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.
A comunidade é instada a participar ativamente dessas medidas preventivas, adotando práticas que evitem a proliferação do mosquito, como eliminar recipientes que possam acumular água parada em suas residências. A conscientização e a cooperação de todos são fundamentais para conter a propagação do vírus e proteger a saúde pública em Curitiba.
Com informações da Paraná Educativa




