Rodrigo Fonseca/CMC

Alvo de um processo de cassação quando ainda era vereador de Curitiba, o hoje deputado estadual Renato Freitas (PT) deve ser confirmado nos próximos dias para o comando de uma recém-criada comissão na Assembleia Legislativa paranaense cujo foco é a igualdade racial, sua principal bandeira no mandato. Quem cravou a informação foi a Folha de São Paulo.

Freitas havia sido cassado como vereador por quebra de decoro parlamentar, após participar de uma manifestação que avançou para dentro da Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos de São Benedito, em fevereiro do ano passado.

O processo na Câmara curitibana ganhou repercussão nacional, o então vereador Freitas na época dizia que a cassação era motivada por preconceito e ocorria por meio de abuso de autoridade.

Eleito no ano passado com 58 mil votos, ele só pode assumir a cadeira no Legislativo estadual graças auma liminar do ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), que em setembro suspendeu a cassação e liberou Freitas para assumir o cargo de Deputado Estadual.

RECOMENDADOS:

Deixe uma resposta