Foto: Reprodução/RPC

Nesta quinta-feira (17), trinta tanques blindados, que foram doados pelos Estados Unidos ao Exército Brasileiro, chegaram a Curitiba. Os veículos saíram de Galveston, (Texas) para serem usados em treinamento, combate e defesa. Eles chegaram no Porto de Paranaguá, no litoral do estado, na terça-feira (15).

Na quarta-feira (16), 15 carretas especiais fizeram o deslocamento da carga do Porto de Paranaguá até a capital, pela BR-277.
O equipamento será desmontado, revisado e modernizado em Curitiba, dentro dos padrões das Forças Armadas Brasileiras.
A expectativa é de que até o fim de 2021 os tanques estejam prontos para utilização em operações. Depois disso, alguns blindados serão levados para o Rio Grande do Sul, mas a grande maioria dos veículos ficará no Paraná.

“Os comandantes das nossas unidades blindadas vão ter a oportunidade de conduzir as operações militares, dando mobilidade, dando proteção blindada e permitindo que ele faça esse comando de uma posição serrada junto à sua tropa”, disse o coronel Marcelo Sérgio, diretor do Parque Regional de Manutenção da 5ª Região Militar.

Modelo dos tanques

Os tanques são do modelo M577 A2, possuem um motor diesel de 212 cavalos e podem ser adaptados para funcionar como ambulância ou central de comunicações.
Cada viatura pesa aproximadamente 12 toneladas. E foram produzidas nos Estados Unidos na década de 60 e com a manutenção podem ser utilizados em operações por mais 20 anos.

Caso o Exército Brasileiro fosse comprar todas as viaturas que foram doadas, o custo sairia em torno de um milhão de dólares.

Doação

O Governo do Paraná de acordo com os Estados Unidos costumam doar equipamentos usados a nações amigas, que depois fazem a restauração e modernização, e dão nova vida útil aos tanques.

Foram recebidos no Porto de Paranaguá 96 tanques em outubro de 2018 e outros 52 veículos blindados em setembro de 2016.

Fonte: G1

Curta nossa página no facebook: 8cc74bfbefd94a7c24d9d666a51f0623

Deixe uma resposta