Foto: divulgação

A Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar), em Araucária, na região metropolitana de Curitiba, tem 29 funcionários com testes positivos para coronavírus. Eles não possuíam nenhum sintoma da doença. Mesmo com a possibilidade de os funcionários terem tido contato com o vírus anteriormente, eles foram afastados do trabalho.

Segundo os especialistas, pessoas chamadas assintomáticas são as que têm alta possibilidade de transmissão do vírus.

Segundo a Secretaria de Saúde do município, a Repar tem realizado semanalmente a testagem em seus trabalhadores para verificar se eles, em algum momento, já foram expostos ao coronavírus.

Em entrevista para a Banda B, a diretora do Departamento de Vigilância e Saúde, Alexsandra Tomé, disse que esse número aumentou o balanço do município de maneira repentina.

“Esse teste representa a possibilidade de já ter tido contato do com o vírus e isso causa um aumento abrupto em nosso boletim. Esse teste é diferente do PCR, ele mostra que a pessoa já teve, mas não necessariamente estão transmitindo o vírus. É como se esse detectasse um histórico, para mostrar se ele tem anticorpos no organismo. Na mostra de sangue colhida deles, há anticorpos que reagiram no teste, são todos quadros assintomáticos”, descreveu.

O teste sorológico e o molecular (PCR) entram em um mesmo balanço de infectados, embora possam já não ter o vírus encubado.

“Em outras palavras, todos podem ser considerados ‘positivos’ no teste, mas há muita diferença entre ‘alguém que teve contato com o vírus’ e ‘alguém que está com o vírus ativo’”, explica Alexsandra.

A Prefeitura de Araucária disse que tem solicitado informações à Repar e acompanhado sobre como estão ocorrendo essas testagens em trabalhadores assintomáticos. A Secretaria de Estado da Saúde do Paraná também está acompanhando a situação.

Desde o dia 14 de maio até o momento, a Repar reportou que foram realizados 1.666 testes, tendo sido identificadas 92 pessoas com exame positivo e dessas 48 são moradoras de Araucária. Até quinta-feira (4), 34 casos positivos (dos 48) entraram na divulgação do boletim municipal. Os outros serão divulgados na sequência.

Fonte: Banda B

Curta nossa página no facebook: 8cc74bfbefd94a7c24d9d666a51f0623

Deixe uma resposta