Nesta quarta-feira (8), a Prefeitura de Guaratuba, no litoral do Paraná, instalou barreiras sanitárias nas entradas da cidade.
Segundo a prefeitura, o objetivo é evitar a aglomeração de pessoas na cidade e conter o avanço do coronavírus na região.
“Em períodos normais, Guaratuba recebe um fluxo muito grande de turistas na época da Páscoa. O problema é que essas pessoas podem estar vindo de locais que hoje são focos da doença colocando em risco a saúde da população”, afirmou o prefeito Roberto Cordeiro Justus.
As duas barreiras vão ficar em frente ao posto da Polícia Rodoviária Estadual, em Coroados, e em frente à Escola Municipal Iraci Miranda Kruger, na Prainha. Os dois pontos ficam na PR-412.
Ônibus e vans serão proibidos de entrar na cidade. Já Motoristas e passageiros de carros passarão por uma avaliação de saúde com medição da temperatura. Devido ao procedimento, a prefeitura informou que pode haver filas de veículos na entrada da cidade.
Quem apresentar febre deve voltar para a cidade de origem ou ficar em 15 dias de quarentena na cidade, sendo monitorado pelas equipes da prefeitura.
Hotéis e hospedagens estão proibidos de receber hóspedes. Também é proibida a locação de imóveis por períodos curtos, como feriados e finais de semana.
As praias, praças, pontos turísticos e locais públicos da cidade estão interditados desde sábado.
Outras cidades do litoral também estão com restrições de circulação. Em Matinhos e Pontal do Paraná, as praias estão fechadas. Em Paranaguá, foi decretado toque de recolher e multa para quem descumprir o isolamento.
Fonte: G1