Para apoiar os artistas curitibanos neste momento de crise do coronavírus, em que todas as atividades culturais foram canceladas ou suspensas, a FCC vai lançar nesta semana um edital para seleção de conteúdos audiovisuais, produzidos individualmente, a serem veiculados em suas redes sociais.

O valor disponibilizado para o edital é de R$ 450 mil.
Podem ser curtas-metragens, videoclipes, monólogos, leituras, contação de histórias, clipoemas, vídeodança ou espetáculos de dança solo filmados, arte digital, animações, exposições virtuais, documentários, números de circo individual filmados, entre outros.

“Mesmo em tempos difíceis de enfrentamento do coronavírus, a arte e a beleza consolam. Por isso estamos lançando esse edital para minimizar, dentro do possível, os impactos da pandemia entre aqueles que vivem de sua arte”, disse o prefeito Rafael Greca.

Serão selecionadas 300 propostas e cada uma receberá o valor de R$ 1.500,00. Os vídeos devem ser de classificação indicativa livre. Poderão se inscrever no edital produtores culturais individuais – pessoa física ou jurídica (MEI), residentes em Curitiba e cadastrados no Sisprofice.

As inscrições serão feitas pelo Sisprofice, em data a ser divulgada por meio dos formulários padrão e com o envio do link do vídeo no Youtube. A seleção será feita por uma equipe de especialistas e a compra dos direitos autorais e o uso dos vídeos será por um ano para uso exclusivo da FCC.

“Diante de todas as dificuldades que os tempos de isolamento social nos impõem e, principalmente, dos impactos que o segmento cultural enfrentará, estamos empenhados em atenuar perdas da classe artística ”, ressaltou a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro.

Além do edital, a FCC está programando outras ações para apoiar os artistas e oferecer entretenimento ao público em tempos de isolamento social:

• Lançamento do aplicativo Curitiba Lê Digital – Literatura on-line, com conteúdo de mais de 200 autores.

• Disponibilização por meio de rede social de concertos da Camerata Antiqua de Curitiba, shows e apresentações de outros grupos musicais da FCC; vídeos de apresentações de dança, teatro, circo e outras performances; exposições Curitiba – Tempo & Memória e Presença Negra em Curitiba.

• Acesso on-line aos acervos da Fundação Cultural de Curitiba, por meio do Sistema Pergamum: acervos artísticos dos museus da Gravura, da Fotografia, Metropolitano de Arte e de Arte Sacra; acervos históricos da Casa da Memória – mais de dez mil imagens com temas como imigração, famílias pioneiras, vistas da cidade; fotos que ilustram exposições históricas da FCC nos últimos 40 anos, entre outros documentos e referências bibliográficas, que servem de suporte para pesquisadores, estudantes e público em geral; e acervos dos espaços de leitura.

Fonte: Prefeitura de Curitiba

Curta nossa página no facebook: 8cc74bfbefd94a7c24d9d666a51f0623

Deixe uma resposta