Foto: Daniel Castellano

O Departamento de Iluminação da Secretaria Municipal de Obras Públicas está trocando as luminárias dos postes republicanos de 97 locais públicos da capital. Saem as luminárias de vapor de alta pressão de sódio e de vapor metálico de 250 watts de potência e entram módulos de tecnologia em LED de 100 watts de potência com temperatura de cor branco quente.

O trabalho está sendo realizado e 65% dos 2.094 pontos de iluminação já tiveram as substituições concluídas

“O resultado da troca é a economia e a eficiência luminotécnica. Mesmo diminuindo a potência, que representa redução de consumo de energia, melhoramos o fluxo luminoso e a qualidade técnica da iluminação, que chamamos de iluminância”, explicou o secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Rodrigues.

Dentre os locais onde os serviços foram realizados está o calçadão da Rua XV de Novembro, o Centro Cívico e o entorno do Passeio Público.

As novas luminárias também vão chegar nos parques Barigui, Tanguá, Linear do Cajuru, Nascente do Rio Belém, nos bosques Alemão e Italiano São Cristóvão, nas praças Santos Andrade, Tiradentes e General Osório e em ruas e logradouros onde estão presentes esses postes.

De acordo com Tony Malheiros, diretor do Departamento de Iluminação da Secretaria Municipal de Obras Públicas, a substituição por lâmpadas de maior eficiência proporcionará uma grande redução no consumo de energia e economia para o município.

“A redução de consumo estimada após a substituição das lâmpadas por modelos LED é de, no mínimo, 60%, sem prejuízo em termos de performance”, apontou Malheiros.

O trabalho de substituição das luminárias dos postes republicanos deve ser concluído até o fim do mês.

Fonte: Prefeitura de Curitiba

RECOMENDADOS:

Deixe uma resposta