A Linha Turismo de Curitiba teve um aumento de 8,4% nos embarques em 2019 em relação a 2018. Ao todo foram 557.488 embarques, com uma média de 46 mil passegeiros mensais. O mês de julho teve o maior número de embarques, chegando a mais de 81 mil.
A presidente do Instituto Municipal de Turismo, Tatiana Turra, acredita que a implantação da bilhetagem eletrônica foi fundamental para o aumento. Até o início de 2019, o sistema de era em cartelas com cinco tíquetes (um embarque e quatro reembarques). Com a mudança, o embarque tem validade de 24 horas.
Uma pesquisa realizada pelo Instituto Municipal de Turismo, entre julho e dezembro de 2019, com 713 pessoas, mostrou o perfil dos visitantes que embarcaram na Linha Turismo. Entre os turistas, a principal motivação para vir a capital foi lazer e/ou descanso (67,2%) e a maioria (56,1%) estava na cidade pela primeira vez. A origem dos visitantes que mais se destacou foi São Paulo (31,8%), seguido do Paraná (12,9%) e Rio de Janeiro (11,8%).
Durante a pesquisa, foram avaliados cinco aspectos a respeito do passeio: áudio informativo, custo-benefício do passeio, atendimento, cortesia do motorista e cobrador, limpeza do veículo e o sistema de embarque. As avaliações foram feitas com notas entre 1 e 5 para cada item.
Os itens mais bem avaliados foram: sistema de cartão e a limpeza, com média 4,8, e a nota mais baixa foi para
o serviço de áudio, com nota 3,2. Custo-benefício (4,5) e atendimento e cortesia (4,7) foram outros quesitos avaliados.
Para saber mais sobre a linha turismo Clique aqui
Fonte: Prefeitura de Curitiba
RECOMENDADOS: