Nesta última semana foram registrados no Paraná 56 novos casos de Sarampo. Os números foram divulgados na quinta-feira (12), pela Secretaria de Estado da Saúde. Já são 594 casos confirmados desde agosto. E 90% deles estão em Curitiba e Região Metropolitana.

A maioria dos casos confirmados tem entre 20 e 29 anos, representando 57% de todos os casos de sarampo no Estado. Os números mostram, ainda, que 38 cidades paranaenses estão em “surto ativo”, conforme o Ministério da Saúde classifica os municípios com, pelo menos, uma ocorrência.

Todas as regionais de Saúde do Paraná, à exceção de Campo Mourão e Cornélio Procópio, têm confirmações ou suspeitas da doença.

Os principais sintomas da doença são febre alta, tosse, coriza, conjuntivite e manchas avermelhadas no corpo, que aparecem primeiramente no rosto e atrás da orelha. Em caso de aparecimento destes sinais, deve ser procurado um atendimento médico.

Como lembrado semanalmente, para evitar o sarampo, a vacina tríplice viral deve ser tomada. Do primeiro ano de vida aos 29, todos devem receber duas doses da vacina; e dos 30 aos 49, uma. Aos bebês, entre 6 a 11 meses, é fornecida a chamada “Dose Zero”. Aos 12 meses, a criança deve receber a primeira dose da vacina tríplice viral. E aos 15, uma dose da tetra viral.

Fonte: CBN Curitiba

Curta nossa página no facebook: 8cc74bfbefd94a7c24d9d666a51f0623

Deixe uma resposta